Manter o sofá limpo é essencial para evitar problemas de saúde

Presente em quase toda casa e considerado um dos itens mais importantes do lar, o sofá pode durar meses, anos ou até décadas, dependendo da qualidade do material e, principalmente, da sua manutenção. Segundo o empresário Raí Felipe de Lima, proprietário de uma empresa especializada em higienização de estofados em Sorocaba (SP), para aumentar a vida útil do móvel é importante aspirá-lo diariamente e evitar que as crianças pulem e comam no sofá.

A limpeza do estofado deve ser feita a cada seis meses ou uma vez por ano, se não for usado diariamente. Porém, para quem tem crianças ou animais em casa, o prazo deve ser antecipado. A aspiração, comenta o especialista, evita que o tecido fique encardido antes da hora e não deixa a sujeira penetrar profundamente.
O ideal é utilizar produtos neutros para a remoção de manchas, diminuindo, assim, as chances de estragar o sofá. Itens abrasivos ou que contenham cloro não são indicados. “Alguns produtos que encontramos no mercado podem manchar ou danificar o estofado. Portanto, faça testes em uma pequena área do sofá antes de tentar remover qualquer tipo de mancha”, orienta.

Limpeza profissional

Mais do que estética, a limpeza e a higienização do estofado são importantes para evitar problemas de saúde. É hora de procurar por uma empresa especializada no serviço quando a sujeira começa a incomodar. “Os sinais são bem claros: coceira e lacrimejamento nos olhos, nariz entupido, sensação de peito cheio e sintomas na pele, como coceira e eczema”, lista Raí.

O método profissional mais eficiente, de acordo com o empresário, de 24 anos, é a limpeza com água. “A maioria das empresas usa o termo ‘a seco’, mas, em se tratando de tecido, não existe limpeza sem água. Usamos uma quantidade mínima do líquido para diluir com o produto, cerca de 600 ml.”

Toda essa água é extraída do sofá com uma máquina que possui alto poder se sucção. Assim, além de remover a sujeira superficial, o serviço remove também toda a sujeira antiga que já se aprofundou na espuma do estofado. “Depois do processo de limpeza, o sofá ficará superficialmente úmido, porém, estará seco em poucas horas.” Um serviço profissional de higienização custa em média R$ 200.

Outra alternativa para manter o sofá sempre limpo é a impermeabilização têxtil, que aumenta a sua durabilidade e resistência, evitando o desbotamento e o encardimento precoce. A impermeabilização também impede que líquidos manchem irreversivelmente o tecido, além de prevenir a proliferação de ácaros e bactérias.

Métodos específicos

É importante lembrar que cada sofá possui uma técnica de limpeza e produtos específicos a serem utilizados. Linho, camurça e veludo, que são tecidos delicados, seguem praticamente o mesmo processo de higienização por extração. “Porém, no linho, precisamos neutralizar muito bem qualquer produto utilizado no estofado para evitar amarelamento ou enfraquecimento do tecido.”
Já a limpeza do couro, segundo o especialista, requer técnicas bem diferentes da limpeza do tecido e um dos diferenciais é a hidratação no final. “Por isso, é muito importante a contratação de uma empresa qualificada para a limpeza dos estofados, que saiba quais técnicas e produtos usar na limpeza”, completa.

Fonte: Globo

Compartilhar

Solicitar orçamento

    Nome:

    E-mail:

    Telefone (WhatsApp):

    Serviços:

    Cadastre-se no formulário abaixo e nós ligaremos para você o mais breve possível.

      Desenvolvido por: Agência Surta